sábado, 22 de janeiro de 2011

BIOGRAFIA ECOLÓGICA









Celina Aparecida de Souza (INA), nascida em Pontes e Lacerda ,no dia 09 de Outubro de Mil novecentos e setenta e cinco,mas com 9 meses de idade ,minha família se mudou para Mato Grosso do Sul, numa cidade do interior chamada Inocência ,onde a família viveram até o ano de mil Novecentos e Oitenta e Sete,hoje com 35 anos ,professora ,casada com dois filhos um de 14 anos e outro com 12 anos.Resido na cidade de Pontes e Lacerda ,minha terra Natal.
Lembranças de minha infância foram maravilhosas ,pois tivemos contato direto com a natureza ,rios ,matas ,campos.Onde eu e meus irmãos saíamos nos campos a procura de frutas nativas e sempre levando a vida brincando vivíamos em um verdadeiro paraíso, nossas brincadeiras eram criativas e cheios de alegrias ,como por exemplo brincar de barro branco e mergulhar nas águas cristalinas do riacho,olhando a água branquinha sair do corpo escorrendo pelas águas .Nos campos com seus irmãos brincado de tudo que a natureza tinha para oferecer,anoitecia e ainda tinhamos o que brincar.Não tínhamos vizinhos próximos,mas mesmo assim éramos felizes,não havia escola tive que abrir mão de minha família para estudar,indo morar com uma madrinha aos 7 anos de idade,mas não me adaptei e por vários outros motivos me fizeram parar de estudar,primeiramente a falta e saudade da família e falta da natureza que a qual sentia parte inserida ,nessa cidade a natureza foi um quanto cruel,caia muitos raios no local e minha sala de aula foi atingida por um ,e esse fenômeno da natureza me fez adiar minha vida escolar por 2 anos,pois minha amiguinha faleceu ,pois o mesmo a atingiu. O cuidado com a natureza era de preservar não havia preocupação pois não havia ganância e muito menos sede financeira pra que ali houvesse destruição .Quando eu completei 10 anos voltamos a minha cidade Natal,e aqui me deparei com outro tipo de realidade morei na então famosa ‘’VILA DOS PRETOS’’,um bairro que por parte de alguns havia um certo preconceito,houve uma grande tempo para socialização e adaptação.Mas o interessante que sempre foi um bairro muito bom para se morar e até hoje eu moro no mesmo bairro ,sendo hoje ele é chamado VILA GUAPORÉ,homenagem ao nosso Rio que tem o nome RIO GUAPORÉ , nasce na Chapada dos Parecis – MT, a 630 metros de altitude ao encontrar o rio Mamoré (Bolívia). Na sua extensão de aproximadamente 1.400 km, sendo que 1.150 km são navegáveis a partir de Vila Bela da Santíssima Trindade do MT.A preservação da natureza aqui em nossa cidade ainda falta muito para alcançarmos a meta,sinto a necessidade de projetos extras escolares.pois hoje nós como educadores não somos o suficiente para repassar essa educação aos nossos alunos.Porque na realidade não estamos preparados .Eu vi isso diante do teste que fiz na PEGADA ECOLOGICA,me senti envergonhada e penso assim ,eu que achava que estava indo pelo caminho certo,vi que preciso rever meus conceitos .Agora imagine aqueles que não tem noção nenhuma de proteção ao nosso planeta terra e por suas ganâncias ,estão acabando com nossa fauna e flora?



‘’É fácil estar sentado observando o que é difícil

Nenhum comentário:

Postar um comentário